Home » » 3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira

3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira

Por Pedro Santos a sexta-feira, 19 de novembro de 2010

3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira
A equipa Rofer é da velha guarda do Trial nacional.

Candeias vence a tempestade de Santa Maria da Feira e Rofer vence a geral do Troféu.

Artigo de Pedro Santos, fotos de Elsa Monteiro e Soluções TT.

Santa Maria da Feira recebeu a derradeira jornada da Super Especial Trial 4x4 OFM consagrando as equipas Standcandeias.com e Rofer como vencedoras do Troféu nas categorias Promoção e Serie, respectivamente.

Dividida em duas etapas, a nocturna de Sábado dia 13 ficou marcada pela intensa chuva que se abateu sobre o recinto da Feira Aventura, afastando o público e dificultando a vida às equipas num percurso já de si bastante exigente. A equipa de Paulo Candeias e Óscar Meireles começou bem, mostrando um andamento superior aos outros participantes, chegando a fazer uma ou outra volta sem recorrer ao guincho. Menos sorte teve a equipa Rofer de Raul Moreira e António Faria que logo na primeira hora ficou sem o guincho frontal do Land Rover Defender obrigando-os a continuar a prova apenas com a ajuda do guincho traseiro.

A etapa diurna de Domingo não foi mais fácil, já que a terra ensopada de água tornou o percurso num autêntico pantanal. Na classe Promoção a dupla Candeias/Meireles manteve o andamento com o Jeep Wrangler, liderando durante toda a prova terminando com mais de seis voltas de avanço sobre o segundo classificado, o Patrol GR da Paljet/Padaria Flôr de Ermesinde de Jorge Silva e Miguel Rios. Na classe de Serie as coisas continuaram a não correr da melhor maneira à equipa Rofer pois após a substituição do guincho frontal avariado rebentou um tubo de água do Defender, obrigando a uma prolongada paragem para reparação.

3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira
Disputa renhida mas desequilibrada entre duas grandes equipas.

Finalíssima.
A equipa Rofer partia para esta prova na liderança da sua classe, com o Toyota da Terror do Mato mesmo atrás. Se na nocturna Fernando Ferraz e David Melo ainda terminaram na frente da Rofer ameaçando a ultrapassagem na classificação, a desistência do Toyota na etapa diurna deitou por terra as aspirações e entregou o Troféu à dupla do Land Rover. A final foi assim disputada pelo Wrangler da Standcandeias.com e pelo Defender da Rofer, uma luta injusta entre classes de preparação distinta mas que proporcionou um excelente espectáculo. Paulo Candeias não deu hipótese mas terminou com apenas sete segundos de vantagem mostrando bem a competitividade da equipa do Defender. No final, Raul Moreira comentou a prova da Rofer: "De uma maneira geral, para nós, esta prova foi bastante difícil porque havia muita lama e os outros carros, com pneus 38, escavavam bastante e depois nós só à força de guincho é que conseguiamos passar porque o carro ficava todo enterrado. Entretanto nós íamos alisando a pista para eles voltarem a escavar... mas ok, foi bom, se não for por mais nada, sabe sempre bem ficar em primeiro na nossa classe."

3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira
António Faria não teve a vida facilitada.
A Super Especial Trial 4x4 OFM teve este ano a sua primeira edição. Das poucas equipas Land Rover presentes a Rofer é das que mais tempo e experiência tem no trial nacional, fazendo parte da história da modalidade no nosso País. Falámos com Raul Moreira acerca da prova, do Troféu e do Trial.

Acerca do Troféu... "Gostei de algumas coisas do Troféu, de outras não... Gostei da tentativa da divisão por classes, gostei do ambiente entre concorrentes, gostei da ideia de partilhar um pouco da bilheteira com os concorrentes. Não gostei da organização em si, não estou a falar das pessoas mas da maneira como as coisas foram feitas, muito em cima do joelho."

...e desta prova. "Não gostei da final, as 6 horas em Novembro não será o ideal, talvez em Junho tivesse sido uma grande festa, assim foi um grande desastre...é normal haver chuva por esta altura do ano."

E vamos ter mais Rofer para o ano? "Se houverem provas de trial penso que sim, agora corridas de guincho não, já estamos um pouco velhos para isso... Em algumas provas até parece que os carros só servem para levar os guinchos de uns obstáculos para os outros..."

Acerca do Trial. "Se querem continuar a ter trial devem pensar num espectáculo onde os intervenientes e os espectadores se sintam bem e onde se perceba o que realmente faz a diferença entre uns e outros e não  apenas para ver quem é o mais maluco, ou quem tem mais dinheiro para estragar, porque se fôr assim o trial não terá qualquer hipotese de ser uma modalidade considerada minimamente séria."

3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira3ª Prova Super Especial Trial 4x4 OFM - S. M. Feira

Classificações
Terminada a terceira e última prova da Super Especial  Trial 4x4 OFM, organizada pela Soluções TT, chega ao fim a primeira (esperemos que de muitas) edição deste Troféu. As classificações finais são as seguintes:

Prova de Santa Maria da Feira

1ª Parte (nocturna) Classe Serie
1º Reviclap.pt 2 (Toyota Hilux)
Mickael Dinis/Daniel Matias
4 Voltas 2h35:56

2º Terror do Mato 4x4 (Toyota Land Cruiser)
Fernando Ferraz/David Melo
3 Voltas 1h44:02

3º Rofer (Land Rover Defender)
Raul Moreira/António Faria
3 Voltas 2h46:22

Não terminaram
Copylink.pt/Mirapapel (Nissan Patrol)
Hernani Pinheiro/Bruno Carvalho

Jipelândia (Range Rover)
José Pacheco/Hugo Silva

1ª Parte (nocturna) Classe Promoção
1º Standcandeias.com (Jeep Wrangler)
Paulo Candeias/Óscar Meireles
15 Voltas 2h58:49

2º Paljet/Padaria Flor de Ermesinde (Nissan Patrol)
Jorge Silva/Miguel Rios
9 Voltas 2h36:07

3º Inersel (Nissan Navara)
Marco Oliveira/Luís Pereira
9 Voltas 2h48:34

4º Team Serrão (Toyota Hilux)
Alexandre Lemos/Miguel Santos
9 Voltas 2h51:48

5º Team Indigo 4x4 (Nissan King Cab)
António Santos/Manuel Monteiro
8 Voltas 2h45:24

6º LM 4 (Nissan Patrol)
Luís Santos/Pedro Almeida
1 Volta 33m:34

2ª Parte (diurna) Classe Serie
1º Reviclap.pt 2 (Toyota Hilux)
Mickael Dinis/Daniel Matias
4 Voltas 2h44:23

2º Rofer (Land Rover Defender)
Raul Moreira/António Faria
1 Voltas 49m47

Não terminaram
Copylink.pt/Mirapapel (Nissan Patrol)
Hernani Pinheiro/Bruno Carvalho

Terror do Mato 4x4 e Jipelândia não partiram

2ª Parte (diurna) Classe Promoção
1º Standcandeias.com (Jeep Wrangler)
Paulo Candeias/Óscar Meireles
13 Voltas 2h53:41

2º Team Indigo 4x4 (Nissan King Cab)
António Santos/Manuel Monteiro
9 Voltas 2h50:32

3º Paljet/Padaria Flor de Ermesinde (Nissan Patrol)
Jorge Silva/Miguel Rios
9 Voltas 2h54:27

4º Inersel (Nissan Navara)
Marco Oliveira/Luís Pereira
5 Voltas 2h33:08

5º Team Serrão (Toyota Hilux)
Alexandre Lemos/Miguel Santos
5 Voltas 2h58:23

Não terminaram
LM 4 (Nissan Patrol)
Luís Santos/Pedro Almeida

Classificação final da prova de Santa Maria da Feira

Classe Serie
1º Reviclap.pt 2 (Toyota Hilux)
Mickael Dinis/Daniel Matias
8 Voltas 8h30:20

2º Rofer (Land Rover Defender)
Raul Moreira/António Faria
4 Voltas 3h36:09

3º Terror do Mato 4x4 (Toyota Land Cruiser)
Fernando Ferraz/David Melo
3 Voltas 1h44:02

Os restantes participantes não ficaram classificados

Classe Promoção
1º Standcandeias.com (Jeep Wrangler)
Paulo Candeias/Óscar Meireles
28 Voltas 5h52:30

2º Paljet/Padaria Flor de Ermesinde (Nissan Patrol)
Jorge Silva/Miguel Rios
18 Voltas 5h30:35

3º Team Indigo 4x4 (Nissan King Cab)
António Santos/Manuel Monteiro
17 Voltas 5h36:07

4º Inersel (Nissan Navara)
Marco Oliveira/Luís Pereira
14 Voltas 5h21:42

5º Team Serrão (Toyota Hilux)
Alexandre Lemos/Miguel Santos
14 Voltas 5h50:11

6º LM 4 (Nissan Patrol)
Luís Santos/Pedro Almeida
1 Volta 33m:34

Classificação final da Super Especial Trial 4x4 OFM 2010

Classe Serie
1º Rofer (Land Rover Defender)
Raul Moreira/António Faria
117 pontos

2º Terror do Mato 4x4 (Toyota Land Cruiser)
Fernando Ferraz/David Melo
111 pontos

3º Reviclap.pt 2 (Toyota Hilux)
Mickael Dinis/Daniel Matias
90 pontos

4º Copylink.pt/Mirapapel (Nissan Patrol)
Hernani Pinheiro/Bruno Carvalho
54 pontos

5º Jipelândia (Range Rover)
José Pacheco/Hugo Silva
52 pontos

6º Rodas 4 (Toyota Land Cruiser)
Rui Santana/Tiago Couto
28 pontos

7º Auto Circuito (Range Rover)
Óscar Olheiro/Armando Santos
28 pontos

8º Team Selectos Bar (Nissan Patrol)
Nuno Sousa/Pedro Mota
27 pontos

Classe Protótipos (pneus superiores a 100 cms)
1º Restaurante Pizzaria O Refúgio (Jeep Wrangler)
Ricardo Lourenço/Paulo Lourenço
30 pontos
Classe Promoção
1º Standcandeias.com (Jeep Wrangler)
Paulo Candeias/Óscar Meireles (e Carlos Filipe)
120 pontos

2º Inersel (Nissan Navara)
Marco Oliveira/Luís Pereira
112 pontos

3º Team Indigo 4x4 (Nissan King Cab)
António Santos/Manuel Monteiro
110 pontos

4º Paljet/Padaria Flor de Ermesinde (Nissan Patrol)
Jorge Silva/Miguel Rios
107 pontos

5º Team Serrão (Toyota Hilux)
Alexandre Lemos/Miguel Santos
73 pontos

6º RSTT (Toyota BJ40)
Nuno Filipe/Bruno Filipe
50 pontos

6º LM 4 (Nissan Patrol)
Luís Santos/Pedro Almeida
50 pontos

8º Trofaclima (Land Rover Defender)
Paulo Miranda/Luís Moreira
49 pontos

9º Cif-Imóveis.com (Jeep Wrangler)
J.A. Familiar/Augusto Secretário
47 pontos

10º Team Tanqueluz (Nissan Patrol)
Cláudio Carapeta/Carlos Realista
27 pontos

10º Ladricolor/Restaurante O Engaço (Toyota Land Cruiser)
Rui Querido/Helder Rocha
27 pontos

12º Reviclap.pt 1 (Toyota Land Cruiser)
Domingos Dinis/Vítor Seabra
25 pontos

13º Team Biclas/Auto Niklas (Nissan Patrol)
Pedro Almeida/Domingos Parente
22 pontos

14º Team JMF (Toyota Hilux)
Bruno Fernandes/António Azevedo
21 pontos

14º Repsol Amiauto TT (Nissan Navara)
Vasco Andrade/Nuno Graça
21 pontos

16º Auto Orlando
Marcelo Mendes/Miguel Viegas
20 pontos


Land Rovistas.Com
Se gostaste deste artigo agradecemos que o partilhes na tua Rede Social preferida.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved