Home » , » Expedicao Trans - Africa Indlovu Drive 2011

Expedicao Trans - Africa Indlovu Drive 2011

Por Pedro Santos a sábado, 13 de novembro de 2010

Richard Harris Expedição Trans - África Indlovu Drive 2011
Richard Harris continua um desportista

Em 1986 um infeliz acidente de Rugby atirou Richard Harris para uma cadeira de rodas. Depois de anos de luta Richard e a esposa provam que o maior obstáculo está dentro de cada um.

Um jovem de 19 anos parte o pescoço num acidente de Rugby. Evita a morte por um fio mas fica preso a uma cama. Para todos Richard está condenado, mas para si próprio a sua vida está apenas no início e não pretende abdicar dela.

Vinte e quatro anos depois Richard não só já não está preso a uma cama como anda pelo seu próprio pé, mesmo que seja com a ajuda das moletas. Estudou as lesões desportivas e actualmente é Terapeuta Ocupacional, apaixonado pelo desporto, pela Natureza e pela fotografia. Esse gosto já o levou à África do Sul várias vezes na companhia da sua esposa, Rachel, que tem sido uma força invisível por detrás da recuperação de Richard: "Começámos por visitar a África do Sul em 1996 num torneio de Rugby. Era para ser viagem da nossa vida mas como viemos a descobrir, África prende-te, entranha-se e por isso já lá voltámos várias vezes." diz Richard.

Numa dessas viagens Richard e Rachel viram um Land Rover Discovery com matrícula francesa e a ideia surgiu. "Mas na altura não haviam viaturas que me permitisse manter alguma independência." Mas o sonho de fazer uma grande viagem por África, ao volante da sua própria viatura, nunca foi esquecido. Desde então as coisas evoluíram e com a ajuda da OEC, uma empresa britânica que transforma viaturas 4x4 em caravanas a que chamam Azalai. A OEC aceitou o desafio de encontrar soluções para as limitações de Richard, nomeadamente no acesso à caravana e ao espaço interior e a busca pela viatura ideal para receber a caravana Azalai começou.


Expedição Trans - África Indlovu Drive 2011
Richard e Rachel com o Defender Azalai

A escolha recaiu sobre um Land Rover Defender 130 Crew Cab, uma solução ideal devido às reconhecidas capacidades destas viaturas para viagens deste género. Dado que será Richard a conduzir grande parte da viagem, várias modificações tiveram de ser feitas à viatura base, nomeadamente ao nível de transmissão, com a adaptação de uma caixa de velocidades automática, trabalho feito pela Ashcroft e um controlo de acelerador e travão accionados manualmente instalado pela GM Coachworks. Uma das principais adaptações feita pela OEC é o acesso pela retaguarda para a cadeira de rodas de Richard, com um sistema de elevação.

Muitas outras alterações tiveram de ser feitas, tal como qualquer outra viatura preparada para uma viagem destas. Depósitos, baterias e luzes extra e protecções e reforços vários.


Expedição Trans - África Indlovu Drive 2011Expedição Trans - África Indlovu Drive 2011Expedição Trans - África Indlovu Drive 2011Expedição Trans - África Indlovu Drive 2011



Expedição Trans - África Indlovu Drive 2011
Muitas crianças são vitimas de minas terrestres
Mas não só de Land Rovers é feita esta aventura. A expedição de Richard e Rachel servirá também para angariar donativos para uma instituição de caridade que decidiram apoiar, a Motivation, uma instituição britânica que apoia pessoas com dificuldades motoras, nomeadamente crianças vítimas de minas terrestres que não têm acesso a próteses ou cadeiras de rodas. Aproveitando a visibilidade que o casal vai tendo na comunicação social (e em blogs!), mesmo ainda antes de partir, a expedição já está a ajudar.

O casal partirá de Londres em 2011 (data final ainda por marcar) e atravessará a Europa e o continente africano até à Cidade do Cabo na África do Sul. Iremos acompanhar a expedição com notícias e artigos sobre a evolução da viagem.

Se este artigo te interessou deixa um comentário e partilha na tua rede social favorita. Não te esqueças de subscrever a newsletter para ficares a par das novidades.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved