Home » , » Land Rover Defender Black Edition by Antonio Laranjeira

Land Rover Defender Black Edition by Antonio Laranjeira

Por Pedro Santos a quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Land Rover Defender Black Edition by António Larangeira

Um ar futurista mas preparado para a actualidade é o conceito de António Laranjeira para o seu Defender.

Artigo de Pedro Santos, fotos de António Laranjeira

O modelo é o inconfundível Defender e a "bossa" característica denuncia o Tdci de origem Ford que se encontra debaixo do capot. A versão é a BlackXS Edition Soft Top, uma edição limitada a 25 unidades exclusivas para Portugal lançada em 2009 e destinada às camadas mais jovens.

Viatura de serviço adquirida à Land Rover, este Defender é o primeiro veículo de propriedade de António Laranjeira, mas o seu segundo Land Rover. O primeiro, um Discovery 300 Tdi também adquirido à marca, é o carro da família desde 1997 e o responsável pelo seu gosto pelo Todo Terreno, conforme explica o mesmo "Aos 18 anos quando tirei a carta, ou seja à 3 anos, foi o meu primeiro carro e foi com ele também que comecei a fazer TT. Comecei pelo Clube Land Rover de Portugal com quem a minha família sempre fez os passeios e foi a acolhedora equipa do Clube que me ensinou muito sobre o TT. A alma já lá estava desde pequeno o que facilitou muito a coisa."

Land Rover Defender Black Edition by António Larangeira
Foto promocional do "Black Edition"
A "Black Edition" é uma edição limitada, mas este Defender consegue ser ainda mais exclusivo. Esta viatura específica é a que foi utilizada para os folhetos promocionais da versão. "Aquele mesmo que aparece na praia do Guincho nas revistas, sem capota e com uma prancha de windsurf atrás."

Com a passagem para as mãos do jovem lisboeta este Defender ganhou um ar ainda mais sofisticado com um sem número de modificações e upgrades destinados principalmente à protecção de componentes e à performance tanto em estrada como fora dela, já que é utilizado todos os dias.

Para este projecto ainda em desenvolvimento, António Laranjeira começou pelas protecção das barras de direcção e pelo guincho, um Superwinch 9k acoplado a um pára-choques da mesma marca. A frente é, de resto, onde se encontram muitas das modificações já efectuadas. A grelha de origem foi substituída por um espectacular conjunto da britânica KBX de onde vieram também os wingtops para melhorar a circulação de ar no compartimento do motor. Falando em ar, o Snorkel é um Safari.

Land Rover Defender Black Edition by António Larangeira
A frente foi revista e modernizada.
Faça-se luz!
A iluminação foi uma das preocupações para este Defender. Sem acrescentar, para já, as habituais luzes adicionais de longo alcance, António tratou de optimizar as de origem. Os mínimos e os piscas, laterais e frontais, foram substituídos por unidades em LED tal como todas as luzes traseiras, exigindo assim menos energia com a mesma ou melhor capacidade de iluminação e com um ar bem mais moderno, dentro das linhas do SVX.

Patente no horizonte.
Nos faróis da frente reside um dos maiores (e melhores) segredos deste Land Rover "São uma invenção minha, já me aconselharam até a patentear a mesma.". A ideia foi criar um farol em Xénon que não encadeie os outros condutores. Para isso António criou um sistema Bi-Xénon "olho de boi" de 4300k com Angel Eyes de LEDs brancos. O fundo foi pintado de preto e o vidro da frente é totalmente transparente criando um sistema bastante funcional e esteticamente agradável. Na calha está o auto-nivelador dos faróis e o lava-faróis, um investimento considerável, mas ambos obrigatórios para tornar o sistema legal.

Land Rover Defender Black Edition by António Larangeira
Pormenor dos Wingtops.
Por dentro...
Para tornar este "Black Edition" mais confortável no dia-a-dia foram adicionados diversos componentes, alguns deles controlados por botões Carling. Sistema de Ar Condicionado, Radio com GPS retráctil, colunas e twiters melhores, subwoofer da Magnat e amplificador da Hertz. A lista continua com fecho centralizado, vidros eléctricos, luzes de habitáculo em LED e mesmo uma luz dentro da Cubby box. Foram também instalados sensores de estacionamento, de chuva e de luzes. Para guardar todo este investimento a segurança está a cargo de um GPS Tracker com imobilizador da NVAuto.

Na área de carga temos mais alterações muito bem pensadas. A zona da mala está tapada com chapa de alumínio anti-derrapante, melhorando a segurança e o espaço de carga. O pneu suplente está no interior, acoplado à grade de separação do habitáculo. Falando em pneus, o Defender de António Laranjeira calça uns belos BF Goodrich Mud Terrain 235/85 R16, uma medida que, aliada à qualidade reconhecida da marca alemã, tornam o Land Rover bastante agradável tanto em estrada como fora dela.

Land Rover Defender Black Edition by António Larangeira
António Laranjeira e o seu Defender.
E ainda...
As alterações não ficarão por aqui. Para este Defender António tem previstos ainda vários upgrades, com destaque para a instalação de um manómetro de pressão do turbo, protecções dos diferenciais, caixas e depósito, alargadores, um novo sistema de suspensão e uma barra estabilizadora da britânica X-Eng, com bloqueio e desbloqueio por chave.

Todas estas alterações e upgrades foram feitos pelo próprio proprietário, António Laranjeira, com excepção para o cabo de sinal da centralina do fecho centralizado, instalado na Land Rover, para não perder a garantia.

Uma preparação cuidada, feita com muito gosto que torna este Defender numa viatura muito peculiar. Os pormenores em cada recanto fazem com que o Land Rover do António Laranjeira dificilmente passe despercebido a qualquer apreciador de automóveis.

Land Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António LarangeiraLand Rover Defender Black Edition by António Larangeira

Se este artigo te interessou deixa um comentário e partilha na tua rede social favorita. E também podes participar! Tens um artigo, notícia, produto ou preparação interessante? Contacta-nos.

22 comentários:

  1. Uma máquina de Defender!
    Visto ao vivo é imponente. E nas fotografias também...

    Abraços, ao Pedro e ao António,


    Zix

    ResponderEliminar
  2. Bela máquina que aqui tens António!
    Grande abraço

    Djony

    ResponderEliminar
  3. muito bom aspecto.
    onde comprou as ópticas?

    cumpts

    ResponderEliminar
  4. não leu bem, foram feitas por mim! não existem para venda, mas eu vendo.

    ResponderEliminar
  5. Caro António,

    Estou neste momento para adquirir um veiculo "como o seu", um Black Edition de Janeiro de 2010.

    Após a leitura do artigo fico com um vontade e certeza redobradas. Parabéns pelas alterações realizadas.

    Gostaria no entanto de questionar onde adquiriu a rede separadora do habitáculo e caixa.

    Obrigado e uma vez mais parabéns pelo excelente trabalho.

    Cpts, A.M.

    ResponderEliminar
  6. Boas António!
    Sou o Rafael de Esposende e tb tenho black edition.
    Tenho te a dizer que fiquei sem palavaras para descrever o k vi nas fotos...parabens!!
    Sem falar nas opticas, tao simplesmente perfeitas...
    Se tiveres interessado em fabricares umas para mim agradecia...
    deixo aki o meu mail agradecia obter uma resposta abraço...
    rafa13_couto@hotmail.com

    ResponderEliminar
  7. Bom dia António e Parabéns pelo gosto.
    Sou o Miguel da Batalha e em Dezembro de 2010 tb adquiri um black edition,
    e que cada dia que passa mais contente estou com a aquisição.
    Também gostava de aos poucos ir modificando o meu.
    A única coisa que mudei foi a troca de pneus "Bf mud terrain 255/85/16".
    Quanto é que custam as ópticas, e essa grelha está a venda na Land Rover?
    miguelcaseiro@sapo.pt

    ResponderEliminar
  8. Boa idea nos faróis....não há quando se mergulha? a fernte é da KBX....

    http://www.paddockspares.com/sp/cat/SHOP_BY_BRAND_I-Z/sub/KBX_Upgrades/sid/639/sb2/1++KBX+Defender+Front+Grille+%26+Lamp+Surround+Upgrade+Kit.html

    ResponderEliminar
  9. farois interessantes...aconcelho a virares a cabeça do snorkle para trás...pk se não é só poeira a entrar directo para o filtro........quer dizer, isto se o jipe vai de facto para o mato..tem pinta de cidade.

    ResponderEliminar
  10. Boas António!
    É o Rafael de esposende já algum tempo te deixei 1 comente...
    Gostava de ter o teu mail porque na altura que me repondeste não o gravei.
    aqui esta o meu lol rafa13_couto@hotmail.com e tb se tiveres facebook adiciona me sff.
    Estive a ver umas fotos de um passeio no club land rover portugal e por acaso vi o teu LRD numas fotos e reparei que pintas te as jantes de preto fica altamente eu por acaso andava a pensar fazer o mesmo mas estava indeciso mas ja vi pelo teu que fica altamente.
    Aguardo resposta abraço

    ResponderEliminar
  11. muito boa tarde António,~
    eu estava interessado em obter uns faróis para o meu defender,deixo o meu mail, e agradecia que me contactasse

    alexandreleal_22@hotmail.com

    ResponderEliminar
  12. É mesmo de ir p/ a missa !

    ResponderEliminar
  13. boas tb fiquei interessado nas opticas, ora se tu as fizeste, por qt ficava-me um par?? (v-jonh@hotmail.com) obrigado

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde,

    Peço desculpa por não ter respondido anteriormente aos posts que aqui fizeram.
    O Defender só me tem dado alegrias e é "o menino dos meus olhos"!
    Respondendo à questão dos faróis/ópticas, sou eu que os faço. Para os interessados, tenho site, http://www.landtech.com.pt/, onde aceito encomendas e onde tem os preços. Para qualquer questão ou dúvida agradecia me contactassem através do site ou através da página da Landtech no facebook.

    Melhores cumprimentos,

    António

    ResponderEliminar
  15. VICTOR DOS SANTOS GOSTEI BASTANTE DE VER O TEU LAND ROVER TENHO UM E PRETENDO ADQUIRIR UMA LONA DE LAND ROVER DEFENDER TDI 90 CARROÇARIA CURTA

    ResponderEliminar
  16. Bom dia António,
    O LR defender está fantástico, parabéns !

    Adquiri á pouco tempo um Defender 90 Td5 de 1999 e gostaria de lhe colocar uma grelha e faróis desses, são compatíveis ? Onde posso adquirir uma grelha dessas e o preço aprox. ?
    Ficava-lhe muito grato pela resposta se pudesse responder para o email: galanthor68@hotmail.com.

    M.M.cumprimentos
    P.Filipe



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://pjvl4x4.webnode.pt/sobre-nos/

      Eliminar
  17. Boa noite

    Tenho Freelander de 1998 e preciso de arranjar a bomba da embraiagem, precisava saber onde posso fazer a reparaçao que possa ficar mais em conta.

    Obrigado
    Meu endereço eletronico:luiscorreia40@gmail.com

    ResponderEliminar
  18. Bela maquina, bem pensado,,,mas o meu serie 3 nao fica nada atras :-)

    ResponderEliminar

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved