Home » » Nav - Canha 2010 Report by Discovery Team

Nav - Canha 2010 Report by Discovery Team

Por Pedro Santos a segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nav - Canha 2010

Os eventos do Rotas e Sistemas significam, para nós, uma excelente organização, trilhos para todos os gostos e uma simpatia sem comparação do pessoal da organização. Aceitámos por isso imediatamente o convite do Rui Simão para participar neste desafio de navegação por terras de Canha e Pegões, que já conhecemos de passeios anteriores.

A participação numa prova de navegação deixava-nos um pouco ansiosos pois se participamos à muitos anos em passeios de Todo Terreno, a navegação foi sempre algo que nos passou um pouco ao lado. Não tínhamos por isso o equipamento adequado nem o conhecimento técnico que se exige para uma prova destas. Mas, sendo a prova organizada pela malta do "Rotas" sabíamos que dificilmente isso ia ser problema e que não íamos deixar de nos divertir. Também já sabíamos de antemão que iríamos ter o apoio de amigos das "lides" do TT como o Djony do fórum Discovery Team e o Ricardo e o Nuno da Torrespower, malta cinco estrelas que nunca falha.


Nav - Canha 2010
Tudo pronto
Sempre organizados e bem dispostos, os elementos do Rotas e Sistemas já tinham tudo preparado no quartel dos B.V. de Canha, local de partida e chegada da prova, logo pelas oito da manhã do dia 6 de Novembro. Quando chegámos, pelas nove, já lá estavam bastantes equipas, algumas bem nossas conhecidas que começamos por cumprimentar. Muitas máquinas, umas mais outras menos preparadas, que o Filipe desatou a fotografar como se não houvesse amanhã.

No ponto de inscrição o Zé e o Rui recebiam os participantes e procediam às burocracias próprias deste tipo de iniciativa. Logo aí percebemos que as nossas suspeitas quando ao equipamento não eram infundadas já que o nosso GPS "estradista" se recusava a aceitar pontos fora de estrada... bonito! Felizmente também já sabíamos que os companheiros do Rotas não deixam ninguém para trás pelo que o Zé nos emprestou o seu próprio Etrex, já com os pontos inseridos, tal como todas as equipas munidas com equipamentos idênticos. Obrigado Zé!


Nav - Canha 2010
Lá vamos nós!
Depois do briefing do Rui Simão a partida foi dada pontualmente às 10h, com o participantes saírem em intervalos de um minuto, ficando de regressar até cinco horas depois da sua partida. Lá partimos nós também e mais à frente parámos junto ao Djony e companhia, que procediam à marcação dos pontos na carta fornecida pela organização, tal como quase todas as outras equipas. Nós tínhamos de fazer a "coisa" de outro modo... Viemos para brincar e conviver e não para levar a prova muito a sério, até porque não tínhamos grandes hipóteses de competir com as outras equipas mais bem equipadas e muito mais experientes na navegação.

"Pedimos" por isso ao Etrex que nos indicasse o ponto mais próximo. A resposta era simples e suficiente, com apenas a direcção e distância, perfeito para um dia de aventura. E lá seguimos de ponto em ponto, à procura das árvores, das pedras, das cercas e caminhos que o Defender do Rui Simão indicava no road-book fotográfico como sendo os waypoints a marcar. No fim da manhã a malta do Rotas e Sistemas aguardava os participantes num ponto de controlo obrigatório para entregar um merecido reforço sob a forma de uma sandes, um sumo e uma peça de fruta, tudo bastante saboroso pois a fome já apertava..

Nav - Canha 2010
Durante quase cinco horas percorremos os trilhos da bonita zona de Canha e de Pegões cruzando-nos de vez em quando com outros participantes, cada um na sua estratégia. A hora limite da nossa chegada, 15:23, estava já perto e começámos a dirigir-nos de volta ao quartel dos "Bravos Victors" de Canha. Mas o GPS continuava a indicar os pontos mais próximos, alguns a menos de um quilómetro, que fomos tentando "apanhar". Às 15h estávamos a cerca de 10 quilómetros do ponto de chegada mas tínhamos um ponto a quilómetro e meio que não resistimos a procurar. Saímos do asfalto para um trilho num belo pinhal com o Etrex em contagem decrescente. A 800 metros do waypoint um pequeno lago barrava-nos o caminho. O tempo continuava a contar e estava-mos indecisos entre desistir do ponto e não penalizar na chagada, atravessar o lago e rezar para não atascarmos, lembrando que o nosso Discovery está de origem, pneus e tudo, ou procurar um caminho à volta do lago.

Não resistimos a tentar encontrar este último ponto, mas não podíamos correr o risco de atascarmos sozinhos. Procurámos um trilho à volta e como quem procura sempre encontra, conseguimos dar com  trilho e com o waypoint. Tínhamos agora dez minutos para chegar a Canha... Às 15:22 entrámos no ponto de chegada onde nos esperava o Zé e a quem devolvemos o fiável Etrex.






Nav - Canha 2010
Trialada, pois claro...
Mas o dia não podia terminar por aqui, a meio da tarde de um Sábado... O Rotas tinha preparado uma pequena mas engraçada pista de trial que o Marco e o Telmo nos desafiaram a experimentar. Tá bem tá! Precisamos dele para ir trabalhar... Mas felizmente há sempre malta mais corajosa que nós e durante duas horas as hostilidades na pista foram constantes, com desafios entre os participantes para tornar a "coisa" mais interessante.

Nesta altura o pessoal do Rotas e Sistemas labutava em duas frentes. Confirmando as fotos dos waypoints, classificações e penalizações e recebendo os participantes do segundo passeio do dia, "De 4x4 até às Estrelas", uma aventura nocturna já tradicional do Rotas em que, infelizmente, não pudemos participar.

O nosso dia terminou de volta de um pelo lanche preparado no quartel dos amigos Bombeiros na companhia das máquinas de combate ao fogo. As classificações da prova foram divulgadas e realmente mostravam a nossa inexperiência nestas lides da navegação. De qualquer forma não ficámos tristes com o décimo oitavo lugar (quinto nos Rookies, ui ui) pois não ficámos em último e face às nossas limitações, não foi mau. Divertimo-nos e convivemos com malta cinco estrelas e isso é o mais importante.

Um grande obrigado à maltta do Rotas e Sistemas, ao Djony e familia, ao Ricardo e ao Nuno da Torrespower e também à equipa da Agriloja que, sempre animados, foram uma excelente companhia e tiveram a amabilidade de nos fazer uma visita guiada ao seu bem preparado Discovery. Ficou o "bichinho" da navegação e portanto a adicionar aos upgrades na lista para o "Bocas", o nosso Discovery, está já um GPS mais... aventureiro.




Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010


Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010



Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010Nav - Canha 2010


Artigo por Pedro Santos e Vera Gameiro, Discovery Team
 
Fotos de Filipe Duarte


Se este artigo te interessou deixa um comentário e partilha na tua rede social favorita. Não te esqueças de subscrever a newsletter para ficares a par das novidades.

1 comentário:

  1. Parabéns!
    Está muito fixe o Defender!

    O kit luzes led atrás é de serie ou é aftermarket? É de onde?

    Parabéns!
    JP

    ResponderEliminar

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved