Home » » Acima das nuvens na Serra de Bornes

Acima das nuvens na Serra de Bornes

Por Pedro Santos a domingo, 19 de dezembro de 2010

Acima das nuvens na Serra de Bornes

O frio que se fez sentir na Serra de Bornes não afastou os participantes deste passeio de convívio, marcado pelas deslumbrantes paisagens da Serra transmontana. Fotos de Artur Barros.

Artigo de Pedro Santos, fotos de António Barros.

A Serra de Bornes situa-se no Concelho de Macedo de Cavaleiros e atinge os 1200 metros no seu ponto mais alto. Nesta lindíssima serra de Trás-os-Montes profundo a brisa gelada do Inverno não afasta o calor da hospitalidade transmontana. O silêncio do Inverno é interrompido pelo rugido dos motores quentes dos 4x4 que atravessam esta paisagem remota em busca das magnificas vistas proporcionadas pela altitude.

Acima das nuvens na Serra de Bornes
Mas não só pelos trilhos serranos se faz este passeio informal de um Sábado de Dezembro, pois a zona tem demasiada cultura para ser deixada de parte. O almoço pic-nic serve também para conhecer o Santuário de Santo Ambrósio, situado no planalto do Redondelo, um local de tema religioso com espaços verdes ideais para um momento de convívio. O passeio da parte da tarde leva a caravana pelo vale até ao Museu Rural de Salselas, um espaço de essência etnográfica e cujo espólio é constituído pelos dois aspectos mais relevantes do núcleo humano de qualquer aldeia transmontana: o Universo do Homem e a Sociedade.

Já no Concelho de Mirandela o Museu das Curiosidades na aldeia do Romeu foi a paragem seguinte. Este museu é uma colecção particular de antiguidades e de inúmeros objectos curiosos recolhidos pelos membros da família Menéres e que vão de um Ford T de 1909 a exemplos das primeiras máquinas fotográficas, bicicletas, biciclos, relógios, máquinas de costura, apetrechos de lagares de azeite e de vinho, carros de cavalos, grafonolas e uma das juke-boxes mais antigas do mundo. Os dias de Inverno são curtos e é ao lusco fusco que os participantes assistem à apanha da azeitona, seguida de uma visita ao Museu do Azeite em Cortiços, novamente no Concelho de Macedo de Cavaleiros. Mais fotos no álbum do António Barros.

Acima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de BornesAcima das nuvens na Serra de Bornes

Se este artigo te interessou deixa um comentário e partilha na tua rede social favorita. Não te esqueças de subscrever a newsletter para ficares a par das novidades.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved