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Construcao de um Land Rover Discovery Bobtail

Por Pedro Santos a terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Discovery Bobtail - Objectivo Australia  Outback Challenge

O Australia Outback Challenge é uma das provas de Todo Terreno mais duras daquele País, o que é o mesmo que dizer que também é uma das mais duras do Mundo. Em 2006 Norman Hall e Keith Kreutzer participaram neste evento tripulando um Land Rover Discovery Bolbtail e partilharam toda a preparação desta viatura.

Artigo de Pedro Santos, fotos de Norman Hall e Keith Kreutzer

Ambos experientes praticantes de todo-terreno e assumidos entusiastas de Land Rovers, Norman e Keith lançaram-se no desafio de participar no Australia Outback Challenge 2006, na terra natal de Norman.

Discovery Bobtail - Objectivo Australia  Outback Challenge
Keith (esquerda) e Norman (direita).
"Competi já em várias provas australianas de todo-terreno mas nunca no Outback Challenge, principalmente pelos custos associados e falta de tempo, mas esta competição sempre foi um dos meus objectivos. É estranho, mas agora que me mudei para os Estados Unidos tenho finalmente a possibilidade de o fazer."

O projecto era (relativamente!) simples: Adquirir uma viatura de boa relação custo/performance e que fosse também diferente do habitual, mas sempre dentro da família da marca oval. A escolha recaiu sob um Land Rover Discovery V8 completamente de origem. Era altura de começar a cortar...

O Discovery tem uma traseira bastante saliente e por isso a primeira ideia foi reduzi-la para permitir um melhor ângulo de saída. É habitual cortar-se a traseira e fazer um género de pick-up mas a equipa queria ser original. Encontram-se frequentemente Range Rovers Bobtail mas Discoverys com essa configuração são raros. A escolha estava tomada. Mas este tipo de transformação não é para amadores. Felizmente o Keith é ele próprio preparador de viaturas e trouxe valiosa experiência. Depois de muito medir, cortar e soldar, o Discovery Bobtail estava finalmente a tomar forma.

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A modificação trouxe algumas vantagens mas também a necessidade de mais algumas... modificações. Vários componentes tiveram de ser realojados ou simplesmente substituídos por modelos completamente diferentes. O depósito foi construído totalmente de origem ao centro do carro, por detrás dos bancos dianteiros, permitindo uma boa distribuição de peso e um bom aproveitamento do espaço. O eixo traseiro foi substituído por uma unidade Salisbury de origem militar, que teve de ser desbastado por dentro para que o bloqueio e a roda de coroa trabalhassem livremente. Este eixo teve também que ser convertido de travões de tambor para discos. O da frente recebeu o interior de um eixo Toyota, mais resistente e apropriado à tarefa em mãos. Como seria de esperar ambos os eixos foram totalmente reforçados e receberam bloqueios ARB.

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"Para a maioria dos entusiastas Land Rover, usar componentes de outras marcas chega a parecer sacrilégio. Mas não devia, até porque o próprio motor V8 é de origem americana. E depois, por fora nem se nota..."

A geometria da suspensão teve de ser completamente revista, reforçada e devidamente corrigida com componentes novos feitos especialmente para esta configuração. Recebeu molas heavy duty da Rovertym com mais 5 polegadas de altura e amortecedores Bilstein 7100, criando um conjunto que permite receber bastante bem os pneus Simex de 35 polegadas que calçarão o Discovery Bobtail.

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Apesar de tudo a construção estava ainda no início. Foram criadas protecções específicas para toda a parte de baixo deste Discovery. Também foi feita uma roll cage à medida para proteger os ocupantes em caso de capotanço. "Espero que nunca venha a ser necessária pois diria muito mal da minha condução. Seria uma vergonha!" Diz Norman meio a brincar. Esta roll cage é, de resto, um dos elementos mais agradáveis do Discovery, pois está bastante forte mas com excelentes acabamentos. Keith aconselha: "Nunca soldem dentro de um carro se não for absolutamente inevitável. Não é de todo agradável!!!"

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Ventoinhas eléctricas, potentes e resistentes, foram instaladas bem como radiadores e intercoolers para estabilizar a temperatura do Land Rover quando estiver em acção, principalmente com o novo motor, um Rover V8 4.6 com potência suficiente de origem mas que ainda foi trabalhado. Árvore de cames Crower, válvulas hidráulicas da Rhoads, corrente de distribuição da Cloyes, polias reforçadas, sistema de escape de 3 polegadas e muitas outros upgrades que tornam este Land Rover numa verdadeira máquina de competição. Foram montadas luzes de longo alcance e um snorkel para o tornar num "submarino".

Discovery Bobtail - Objectivo Australia  Outback Challenge

Para uma competição destas também é necessário um guincho potente. Foi assim instalado um Warn 8274-50 de 24 volts. Keith explica: "Porquê de 24 volts? É mais rápido que o de 12 e com um consumo menor de energia." Mas para alimentar um guincho de 24V com uma viatura de 12V foi necessário alterar alguma da instalação eléctrica, nomeadamente através de um transformador 12/24 a funcionar ao contrário com um solenoide Cummings Diesel. Foram adicionadas baterias Dual Optima, "das amarelinhas" com interruptor de competição da Summit Racing para emergências. Numa competição como o Outback Challenge os pneus e as jantes são constantemente agredidas. Para segurar os Simex 35 foram colocadas beadlocks duplas da USA6x6 com um anel em pvc no interior que segura o pneu no sítio.

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A caminho da Austrália
A data do evento aproximava-se e era necessário embarcar o Discovery "Short Ass" como a equipa o baptizou. Mas o trabalho de construção não estava ainda terminado...

Discovery Bobtail - Objectivo Australia  Outback Challenge
"Alguma vez trabalhaste num carro na rua com 28 graus Célsius negativos? Nós também não até aquela altura! Estávamos com pressa e parecia que tudo o que podia correr mal estava de facto a correr mal. Tivemos que mudar o interior do eixo frontal, construir e montar o apoio das luzes para o tejadilho, instalar o GPS, substituir o motor de arranque e mais uma dúzia de coisas que agora não me lembro."

Embarcar uma viatura para outro continente nunca é barato e neste caso também não foi fácil. "Para levar o carro para a Austrália para participar no Outback Challenge é necessário obter um Carnet de Passages para desporto motorizado. É relativamente fácil obter isto em qualquer País... menos nos Estados Unidos. Ao que parece os Carnet de Passages têm de ser emitidos do Canadá." Depois de regularizada toda a documentação faltava então embarcar o Discovery. "Carregar o camião foi engraçado!" Conta Norman. "Calhou-me a mim carregar o Disco no contentor. Tivemos que pedir ajuda a um reboque para levantar o carro mas mesmo assim não foi fácil." E o divertimento ainda agora começava...

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"Alguma vez estiveste dentro de um contentor marítimo? Alguma vez mediste o interior de um contentor e o exterior de um Discovery? Pois! Eu também não! Para minha desgraça os contentores são bastante estreitos. Para sair do carro tive de trepar pela janela e deslizar pela lateral. Não sou uma pessoa propriamente magra e fiquei (ligeiramente) preso. Lá saí e depois... como é que prendo as amarras na traseira do Discovery? Pois... tive de rastejar por debaixo até lá atrás e voltar a fazer o caminho inverso para sair! Felizmente no meio disto tudo o condutor do camião, do reboque e toda a gente que assistia ria demasiado para conseguir tirar alguma foto incriminatória..."

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Já na Austrália a prova não correu de feição à equipa do Discovery Bobtail:

"Terminámos em 48º. Infelizmente estraguei o Disco logo na segunda noite. Inteiramente minha culpa. o poço de lama era tão fundo que o Keith ficou totalmente submerso quando puxava o cabo do guincho. Passámos dia e meio a reconstruir a transmissão. Ainda continuamos em prova mas já não pensávamos no resultado.

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Muito aconteceu desde 2006. Keith continua nos Estados Unidos e é o proprietário da Rovertracks, uma bem sucedida empresa de construção de material para todo-terreno. O Norman regressou à Austrália e abriu o seu próprio negócio. Em 2007 caiu do cavalo partindo o cotovelo e afastando-o de vez do todo-terreno.

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10 comentários:

  1. Bela Maquina e bela preparação assim da gosto ver maquinas não achanatadas

    Serôdio

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  2. Excelente preparação. So pena tenho de não poder dar mais qualquer coisinha ao meu Discov.
    J CARLOS

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  3. Muito bom...era um discovery destes que eu precisava para as brincadeiras por tras os montes!!
    abraço
    joao

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  4. De facto falta cá um destes no trial em Portugal...

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  5. Concordo inteiramente: No TRAIL por cá só se vê GR e JEEPs e outras japonezisses!! Faz falta um LR bem original como este Disco.

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  6. Muito bom mesmo, gostava de ter tempo de saber e euros para preparar um assim......o meu ao pé deste parece um menino, e como ele esta ja esta muito bom....

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  7. Muito Bom, Adorei... ainda não tenho coragem de fazer o mesmo... mas quem sabe um dia...

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  8. Simplesmente Excelente.

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