Home » , » Rainforest Challenge Malásia 2010 - Equipa oficial Land Rover em segundo

Rainforest Challenge Malásia 2010 - Equipa oficial Land Rover em segundo

Por Pedro Santos a sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Rainforest Challenge Malásia 2010

Terminou a mais dura edição de sempre do Rainforest Challenge na Malásia. A prova deste ano teve polémica, drama e até operações de salvamento.

Artigo de Pedro Santos, fotos de RFC, Land Rover Filipinas e Terrence Smith

Rainforest Challenge Malásia 2010
A Twilight Zone. 10 Kms de dureza extrema.
A selva de Nusajaya, em Johor, não é sítio para brincadeiras, principalmente para os participantes do Rainforest Challenge que decorre sob as chuvas torrenciais das monções. Este bem conhecido Troféu de Trial extremo teve em 2010 a sua mais dura edição, forçando a maioria das equipas a desistir por problemas mecânicos ou físicos. Das dezenas de equipas que iniciaram a competição, só 20 ainda se mantinham em prova ao quarto dia, faltando ainda seis dias para terminar. Mesmo assim, a prova teve a participação de cerca de 500 competidores de 34 países que durante dez dias batalharam contra a selva malaia, com um resultado francamente favorável à Mãe Natureza, já que a última etapa foi anulada por falta de participantes...



Acidente no pior local possível!
Na bem conhecida etapa Twilight Zone, o participante australiano de 55 anos David Metcalfe foi atingido por um tronco de uma árvore e foi necessária uma operação terrestre e marítima nocturna para o resgatar e levar para o hospital em Kota Tinggi. Este salvamento foi a maior operação de resgate do RFC nos seus 14 anos de existência, envolvendo o pessoal da organização do evento, o exército, a polícia, os bombeiros e uma equipa médica hospitalar.
Rainforest Challenge Malásia 2010
As operações e salvamento de David Metcalfe demoraram cerca de 8 horas.



David é o co-piloto do americano Rod Caldwell, da equipa 139. Pelas 18 horas locais enquanto operava o guincho na etapa mais dura de todas, a Twilight Zone, um enorme ramo de uma árvore morta caiu-lhe em cima. O co-piloto foi estabilizado mas não se conseguia mexer e queixava-se de imensas dores. Suspeitando-se de uma lesão grave das coluna foi montada uma operação de resgate para o levar ao hospital sem agravar mais o seu estado. Se esta etapa de 10 Kms já é conhecida por ser a mais dura e exigente da competição inteira, mais difícil se torna transportando um ferido grave. Foram precisos 17 voluntários para transportar David numa maca pelos 5Kms que restavam do trilho de lama da altura da cintura.

Rainforest Challenge Malásia 2010
Felizmente são e salvo.
A operação esgotou fisicamente os carregadores, que não desistiram, mas levaram quase toda a noite para chegar ao trilho de acesso. Mesmo assim o salvamento não ficou mais simples, já que a maré cortou a estrada de acesso ao campo-base, obrigando à utilização de um barco de pesca local. David chegou finalmente ao hospital pelas 2 da manhã, onde foi examinado. Felizmente não tinha nenhuma lesão grave, sendo medicado para as dores e ficou em observação até lhe ser dada alta, são e salvo.

Decisão polémica dá vitória à equipa da casa.
O vencedor final do RFC 2010 foi a equipa malaia Sarawak de Chai Mun Shin e Linus Ngieng Hok Taur num Suzuki Samurai com motor e chassis Toyota, mas não sem polémica. À partida para a última etapa poucas viaturas ainda funcionavam e a organização resolveu cancelar a etapa final por falta de participantes. Uma decisão conveniente à equipa malaia já que uma das viaturas seriamente danificadas era precisamente a sua, sem guinchos e com um diferencial partido. A apenas 239 pontos encontrava-se a equipa Land Rover Filipinas com o Defender 90 ainda em (relativo) bom estado.

Em terceiro lugar ficou a equipa malaia-indonésia de Wilfred Sim e Sartono, em quarto a formação local Team Johor de Lee Beng Loon e Lee Beng Khoon e em quinto o par formado pelo austríaco Markus Oszwald e pelo australiano Brett Macnamara.

Rainforest Challenge Malásia 2010
Hilário e Hirryan Mendiola, equipa familiar.
Equipa oficial Land Rover Filipinas em segundo.
Hilário e Hirryan Mendiola, equipa formada por pai e filho competiram pela primeira vez juntos no RFC e terminaram a apenas 239 pontos do vencedor. Mesmo assim a equipa estava contente: "É a minha melhor classificação no Rainforest e esta edição foi bem mais difícil que as anteriores." disse o veterano piloto filipino de 44 anos, nesta sua sexta participação no RFC. "Fazemos uma boa equipa porque nos entendemos muito bem. Ele é muito rápido e não desiste nem tem medo de nada" referindo-se ao filho com metade da sua idade. "Ainda tive algum receio por ele. Num dos obstáculos um dos troncos que precisávamos para o travessar caiu para dentro de água e ele atirou-se para o ir buscar. Ficou com água pelo pescoço."

A juventude de Hirrayan foi um bónus para a equipa, pois revelou bastante mais resistência física em alturas em que os co-pilotos tinham de parar para descansar, completamente exaustos. Esta vantagem foi particularmente notória ao atravessar a Twilight Zone, a mais exigente etapa, com 10 Kms de percurso cheio de troncos, rochas, poços de lama pela cintura de vários metros e inclinações bastante íngremes. O uso do guincho nesta etapa é quase constante nas 14 horas de duração, tal como o trabalho do co-piloto.

Rainforest Challenge Malásia 2010
A equipa completa.



Um Land Rover (quase) de origem.
O Defender 90 da equipa Land Rover Filipinas foi preparado pelo próprio representante da marca naquele país. Um dos poucos Land Rover em competição e também uma das viaturas menos alteradas da competição, o Defender contou com o motor V8 a gasolina que equipava o carro de origem, mas agora preparado para competição. Os eixos foram reforçados e deslocados alguns centímetros para a frente para melhorar o ângulo de ataque. A suspensão foi também bastante melhorada para permitir uma maior articulação. O guincho foi reforçado e a sua potência aumentada.

O RFC tem sido criticado por, nas suas últimas edições, permitir demasiada vantagem aos buggys, veículos que não são mais que motor, rodas e estrutura tubular, em detrimento de viaturas baseadas em modelos de serie.

Rainforest Challenge Malásia 2010
Rainforest Challenge Malásia 2010
Resultados RFC 2010
1 Chai Mui Shin/Linus Ngieng Hok Taur (Malaysia) 2,347 pts
2 Hilario T. Mendiola/Hirryan Mendiola (Philippines) 2,109
3 Wilfred Sim/Sartono (Malaysia/Indonesia) 2,085
4 Lee Beng Loon/Lee Beng Khoon (Malaysia) 2,032
5 Markus Oszwald/Brett Macnamara (Austria/Australia) 1,962
6 Yap Boon Meed/Ahmad Denis Stepanenko (Malaysia/Russia) 1,890
7 Chandran Subramaniam Roy/Thinakaran M (Malaysia) 1,829
8 Jafri Sanusi/Mohd Syafiq Shah (Malaysia) 1,703
9 Kurdakov Andrey/Ignatenko Yury (Russia) 1,625
10 Abdul Razak Othman/Mohd Hafizi Hassan (Malaysia) 1,614

Prémios especiais
Prémio de Senhoras - Norhayati Jamaluddin (Malaysia)
Espírito de Equipa - Sean Hameed/Warner Oorloff (Sri Lanka)
4x4 mais original - Markus Oswald/Brett Macnamara



Rainforest Challenge Malásia 2010

Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010Rainforest Challenge Malásia 2010

Se este artigo te interessou deixa um comentário e partilha na tua rede social favorita. Não te esqueças de subscrever a newsletter para ficares a par das novidades.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved