Home » , , , » Range Rover Rock Crawler "Las Vegas Style"

Range Rover Rock Crawler "Las Vegas Style"

Por Pedro Santos a terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Range Rover Rock Crawler

A modalidade de Rock Crawling é uma vertente extrema do Todo Terreno, bastante popular nos Estados Unidos. Sam, um americano entusiasta dos Land Rovers, juntou a sua paixão pela marca pela sua paixão pela modalidade e assim nasceu este Range Rover Rock Crawler "Las Vegas Style".


Já não é o primeiro Land Rover que Sam possui, mas é sem dúvida o mais preparado. Entusiasta das viaturas da marca, é também proprietário de um Defender 110 NAS, um modelo raro naquele país. Mas a história de hoje é sobre o seu Range Rover de 1989 que, após anos de vida sossegada a percorrer as estradas do Estado do Nevada, tem agora uma nova missão. É que Sam também é adepto do Rock Crawling, uma das vertentes mais extremas do Todo Terreno, em qualquer parte do Mundo.

Situada num enorme deserto, Las Vegas tem, para além de casinos, milhares de grandes rochedos, muitos deles com marcas negras da borracha dos enormes pneus que os percorrem. Este Range Rover foi preparado precisamente para isso. "É o resultado de muitas horas de trabalho na garagem e muitos testes nas rochas. Custou mais de 25 mil dólares a construir."

Range Rover Rock CrawlerRange Rover Rock Crawler

O objectivo era obter uma boa performance nas rochas mas também que fosse minimamente prático já que Sam precisa de ir e voltar no próprio Range Rover. "Dá 120 Kms/h na estrada e até cabe na garagem. A maioria das modificações foram feitas por mim, com alguma ajuda do meu irmão, mecânico da Land Rover. Foi ele que reconstruiu completamente o motor."

Range Rover Rock Crawler
Motor e transmissão
Este Range Rover Rock Crawler tem debaixo do capot o célebre V8 3.9 da Land Rover. Os colectores de escape são de alta performance da Hedman, tendo o resto do sistema de escape ficado a cargo da Flow Master. Acoplada ao motor está uma caixa de velocidades automática, uma mais valia nesta modalidade. À caixa automática está acoplada uma caixa de transferências LT230 de um Discovery, com algumas alterações para as exigentes condições a que normalmente é submetida. Todos os radiadores foram substituídos por elementos de maior capacidade, tal como as tubagens. A bateria é uma Optima que também alimenta o guincho Warn 9.5ti com cabo sintético e as luzes extra da Hella.

Range Rover Rock CrawlerRange Rover Rock Crawler

Os eixos foram preparados para lidar com condições extremas. O invólucro é da Spidertrax com quase um centímetro de espessura, que protege os semi-eixos de 35 estrias da Mosler, o bloqueio Detroit com coroa e pinhão da Richmond com uma relação de 4.75 para 1 na traseira e um ARB na dianteira, preparado pela Great Basin Rovers. As transmissões, cruzetas e falanges são peças reforçadas da Rovertracks.

Range Rover Rock Crawler
Suspensão e direcção
A suspensão conta com molas da Rovertym com mais 5 polegadas (12.7 cms) e amortecedores Bilstein 7100 com reservatório. Toda a geometria foi revista tendo quase todos os elementos sido substituídos por peças reforçadas da Rovertym e da Rovertracks. Para orientar esta máquina extrema a direcção foi alterada para um sistema hidráulico com uma bomba de alta performance da PSC Motorsports.

Chassis, carroçaria e pneus
Para tornar o Range um pouco mais manobrável nos trilhos estreitos por entre as rochas, a carroçaria foi cortada atrás em cerca de 30 centímetros, obrigando a realojar o depósito de combustível. Foi depois envolta numa resistente roll cage de tubo de aço. A parte inferior foi protegida por chapa de aço de quase um centímetro de espessura. Calçados neste Range estão uns Goodyear MT/R de medida 37/12.5 R15 montados em jantes 15x10 da Trailready com beadlocks. Para os poder encher e esvaziar Sam montou no motor um compressor de ar, que funciona no mesmo sítio onde estaria o compressor do ar condicionado.

Range Rover Rock CrawlerRange Rover Rock CrawlerRange Rover Rock CrawlerRange Rover Rock CrawlerRange Rover Rock CrawlerRange Rover Rock Crawler

"Praticamente só o utilizo para o RC. É uma grande máquina."

Range Rover Rock CrawlerRange Rover Rock CrawlerRange Rover Rock CrawlerRange Rover Rock CrawlerRange Rover Rock Crawler

Se este artigo te interessou deixa um comentário e partilha na tua rede social favorita. E também podes participar! Tens um artigo, notícia, produto ou preparação interessante? Contacta-nos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved