Home » , » Preparacao: Range Rover V8 "O Porta-Avioes"

Preparacao: Range Rover V8 "O Porta-Avioes"

Por Pedro Santos a segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Range Rover V8 O Porta Aviões da Madeira

Directamente da Ilha da Madeira chega-nos este fantástico Range Rover V8 da colheita de 93. Uma equilibrada preparação assegura que está tão à vontade no deserto marroquino como nas estreitas pistas de trial da Pérola do Atlântico.


Range Rover V8 O Porta Aviões da Madeira
José Gouveia, natural do Estreito da Calheta, na Ilha da Madeira, é o orgulhoso proprietário deste Range Rover V8 Efi. Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, José é sócio do Clube Land Rover desde 2003, ano em que se iniciou nas trialadas madeirenses. A participação no regional madeirense do Trial 4x4Plus deu o mote para uma vincada evolução na preparação do Range, como o próprio justifica:

"A prática desta modalidade requer uma preparação mínima de qualquer veículo TT pelo que foi necessário desencadear numa primeira fase alterações consideradas obrigatórias pelos catedráticos do Todo-o-Terreno.

As primeiras alterações passaram pela instalação de pára-choques em ferro, montagem do bloqueio ARB no diferencial traseiro, instalação de um guincho e por último calçar devidamente o carro com pneus mais altos e com grande poder de tracção.

Com o desenrolar da competição e dos anos o desafio de melhorar o desempenho do Range Rover, baptizado pelos amigos da onça por “Porta Aviões”, em parte devido às dimensões do carro mas sobretudo aos seus famosos consumos, parti para alterações mais profundas.

Range Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da Madeira

Os últimos investimentos foram direccionados para a protecção da mecânica e carroçaria, expostos a grandes impactos com o solo, das quais destaco a protecção da caixa de transferência, dos diferenciais, depósito de combustível e montagem dos estribos laterais e do rolo no pára-choques traseiro."

Em 2005 José e o Range deixaram-se de trialadas, após terem obtido nesse ano, o segundo lugar no campeonato. Actualmente dedicam-se a passeios turísticos e expedições, algumas mais duros que as próprias provas de trial. No ano seguinte integra o quadro de dirigentes da AMTTT – Associação da Madeira de Todo o Terreno Turístico que passou a regular a prática do TT turístico e a vertente competição TT na Madeira. Nesse ano e em 2007 participaram nos dois primeiros passeios TT nas Ilhas Canárias, organizados pela AMTTT. Em 2010 foi a vez da "tradicional" viagem a Marrocos, com uma extensão de 4.500 Kms.

Range Rover V8 O Porta Aviões da Madeira

Preparação do "Porta-Aviões"
Os 185 Cvs do 3.9 Efi que equipa este Range são mais que suficientes para uma boa prestação, tanto no dia a dia como para os passeios e expedições em que José participa. Mas para lidar com a exigência da modalidade do Todo-Terreno, vários componentes foram alterados e vário acessórios foram acrescentados.  Para ajudar os oito cilindros a arrefecer o radiador foi substituído por um elemento de 5 canais .A centralina , originalmente instalada por baixo do banco dianteiro do lado direito foi recolocada sob o tablier, de forma a a ficar mais protegida da entrada de água. Foi ainda acrescentado um acelerador manual.

Range Rover V8 O Porta Aviões da Madeira
O sistema de viscoso de acoplamento foi substituído por um bloqueio de caixa proveniente de um Defender. e a relação da caixa de transferências passou de 1.22 para um grupo cónico com uma relação de 1.48. A relação dos diferenciais também foi alterada para 4.11 após a montagem dos dois bloqueios ARB. o compressor dos bloqueios também permite o enchimento dos pneus com o kit próprio para o efeito.

Ainda por debaixo do Range, os semi-eixos de origem de 10 estrias foram substituídos por elementos de 24 estrias e as barras de direcção foram substituídas por elementos reforçados. A caixa de transferências e os diferenciais foram protegidos com protecções da AFN e o depósito de combustível levou um série de barras laterais e longitudinais para o salvaguardar das pancadas mais fortes. No pára-choques traseiro foi ainda montado um rolo de 12x60 cms para ajudar a traseira a deslizar quando assenta no solo. Para obter melhores ângulos os pára-lamas levaram um corte, tanto atrás como à frente e toda a lateral inferior do Range foi protegida com chapa de alumínio anti-derrapante.

A suspensão também foi revista, com um kit de 5+ com cones de deslocação, molas Britpart e amortecedores Procomp. As rodas levam espaçadores em alumínio de 30mm e as jantes originais "Vogue" de 16 polegadas calçam pneus BF Goodrich MT 255/85 com câmaras de ar reforçadas da Silverstone.

Range Rover V8 O Porta Aviões da Madeira
A lista de acessórios continua com elementos imprescindíveis a uma boa preparação. É o caso do Snorkel, que neste caso é um elemento em ferro da AFN, o Guincho Warn 9,5 T com 30 metros de cabo de plasma, que fica mesmo abaixo dos faróis de longo alcance da Hella, montados no pára-choques da AFN, modelo Defender Trial. O pára-choques traseiro faz parte do mesmo conjunto. Os estribos laterais são preparados com encaixe para Hi-Lift, um acessório vital que também faz parte da panóplia de equipamento do Range Rover de José Gouveia. O "jack" de 1.5 fica confortavelmente instalado na bagageira, numa calha especialmente preparada para o efeito.

A aventura da AMTT
José Gouveia fala-nos um pouco da Associação da Madeira de Todo o Terreno Turístico, organização que tem gerido a modalidade na Ilha:

"Para além da gestão da modalidade a AMTTT tem desenvolvido relevantes acções no âmbito da preservação do meio ambiente, com destaque para as iniciativas de sensibilização ambiental, como a remoção de carcaças de viaturas e outros equipamentos metálicos depositados nas serras, reconstrução de duas pontes em madeira em caminhos florestais no concelho da Calheta, plantação de árvores e recolha e plantação de sementes de plantas indígenas (Loureiro, Til, Barbosano e Uveira da Serra), necessárias para a reflorestação das serras da região devastadas pelos incêndios do Verão de 2010. Aquando da intempérie que assolou a Madeira em Fevereiro de 2010 colaborámos com o Exército e instituições de solidariedade social no transporte de pessoas e fornecimento de bens às vítimas da tragédia.

A AMTTT desempenha igualmente um papel importante no âmbito da formação “Técnicas de Condução 4X4”, GPS e cartografia militar, tendo até à data, proporcionado formação a sensivelmente 80 formandos nos últimos 5 anos, com destaque para a formação ministrada a Bombeiros, Vigilantes da Natureza, Cruz Vermelha e funcionários camarários, habituais utilizadores de veículos todo o terreno nas suas actividades profissionais."

Range Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da MadeiraRange Rover V8 O Porta Aviões da Madeira

Se este artigo te interessou deixa um comentário e partilha na tua rede social favorita. E também podes participar! Tens um artigo, notícia, produto ou preparação interessante? Contacta-nos.

2 comentários:

  1. Esta máquina já me proporcionou grandes momentos em diferentes latitudes. É concerteza o investimento de maior retorno, entenda-se gozo, realizado por mim na vertente lúdica.

    ResponderEliminar
  2. antes que mais sempre adorei s land rover e o ranje rover e da familia .o carro ests bem aquipado esta lindo mas dele so gostsria de dar uma pequens sigestao sem importansia .jantes.as jantes sao oroginais sim pois cpnhesso bem toda a gerasao da land rover mas eu axo que devia trocalas .midar de jantes si. Pois o carro daria um ar mais assustador .tipo mais bem apresentavel.eu adorei como o carro esta .obrigado por ter posto as fotos e digo msis .adorava ver seu carro nas pistas da madeira pois e coisa que ja vi e gostei ...obrigado pela a atençao.e quando voltar a correr espero saber para eu la estar pars assestir ...

    ResponderEliminar

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved