Home » , » Afroteam chegou a Bamako!

Afroteam chegou a Bamako!

Por Pedro Santos a quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Afroteam chegou a Bamako!

Eis que ao dia 30 de Janeiro chegou ao fim o rally Budapest-Bamako 2011. A equipa AfroTeam Algarve entrou na capital do Mali por volta das 14:00 (hora local), sendo enorme a emoção ao conduzir o Série III pela linha de chegada.


Iniciada no dia 08 de Janeiro de 2011, a viagem acumulou até agora perto de 13.000 Kms desde Albufeira até Budapeste, rumando depois a sul até Almeria e de seguida Bamako.

Têm sido jornadas intensas, sobretudo a super-maratona que ligou Génova a Khenifra, devido à qual a equipa não pregou olho durante 62 horas... Afinal de contas, falamos de um Land Rover com 37 anos cuja média ronda os 60 Km/h. Ao seu ritmo, e sem problemas de maior, a máquina e a equipa têm aguentado de forma soberba.

Afroteam chegou a Bamako!
Etapas bastante exigentes em Marrocos obrigaram a equipa a mudar de estratégia, conservando o Land Rover e o equilíbrio físico e mental, pensando sempre na chegada a Bamako como o principal objectivo, e não a luta por lugares cimeiros - nunca tendo sido aliás premissa da equipa. Um dos pontos mais desesperantes foi sem dúvida a situação fronteiriça em 3 locais, fazendo-nos gastar preciosas horas, sobretudo entre a Mauritânia e o Senegal, mas também entre o Senegal e o Mali. Foi de facto uma experiência indescritível que a seu tempo será devidamente relatada. Isto é África.

Pese embora a velocidade não ter sido um factor determinante, ao final do dia falamos de equipas sobretudo húngaras e polacas, com carros que chegam a atingir os 300.000 Euros, aniquilando qualquer ambição de luta por lugares cimeiros. Isso não incomodou a AfroTeam pois o objectivo era chegar a Bamako com um Land Rover clássico de 37 anos, e a julgar pela atenção que ia despertando, saímos claramente vencedores.

Neste rally e nas mais de 220 equipas inscritas houve de tudo. Desde um veterano piloto inglês que nunca chegou a sair da capital húngara com o seu Peugeot 205 devido a problemas mecânicos; passando por um trio de polacos a bordo de um Chevrolet funerário com inúmeras modificações e um interminável rol de avarias (de salientar 3 dias em Agadir para substituir a caixa automática por uma manual, que apenas à terceira tentativa e 2000 euros mais tarde conseguir resultar...), sempre vestidos a rigor, cada um com 12 camisas brancas e um fraque à banqueiro norte-americano dos anos 20; contrastando com carros de luxo tais como Hummers, chegando mesmo a verdadeiras máquinas de pura competição que chegavam aos 300.000 Euros...

Afroteam chegou a Bamako!
Na véspera da chegada a Bamako, houve uma cerimónia de entrega de parte do apoio humanitário, que este este ano chegou aos 600.000 Euros, por entre equipamento médico, vestuário, bicicletas, abertura de um furo de água, sendo Segunda-feira o dia da entrega do restante equipamento que foi transportado por camião desde Budapeste. Após muito frio, lama, neve, pó, deserto, savana... a AfroTeam pode dizer que conseguiu cumprir com os seus objectivos, tendo participado numa das mais loucas provas desportivas do mundo, contribuindo ao mesmo tempo na ajuda prestada às comunidades locais.

Os únicos portugueses na sexta edição do Budapest-Bamako descansam finalmente em Bamako durante dois dias a fim de iniciar a viagem de regresso a Albufeira por mais 7000 kms...

Fiquem com alguns momentos da nossa aventura. Já estamos de regresso.

Até breve,
AfroTeam Algarve


Afroteam chegou a Bamako!Afroteam chegou a Bamako!Afroteam chegou a Bamako!Afroteam chegou a Bamako!

Se este artigo te interessou deixa um comentário e partilha na tua rede social favorita. E também podes participar! Tens um artigo, notícia, produto ou preparação interessante? Contacta-nos.

3 comentários:

  1. Viva Amigos, o facebook e o google fazem pequenas maravilhas como, encontrar este blog...

    Sou um viciado e um apaixonado em Series e nao podia ter ficado mais contente e "com inveja" de vos ver com uma experiencia desta dimenção... extraordinário...

    Um Serie... é um Serie.. e terem feito a prova toda é extraordinário...
    Grande 109 ;)

    Deixo os meu Parabens e espero um dia cruzar me com voçes... podem visitar o nosso blog

    landalbergaria.blogspot.com

    Espetacular mesmo!!!!

    ResponderEliminar
  2. Grato pelo comentário positivo.
    Foi de facto uma grande aventura e dura em termos de horas e km conduzidos.
    O feedback que temos tipo é optimo.
    O série está de volta a casa com mais 18.300 Km e sem avarias tal e qual como o piloto e navegador, e pronto para outra !!!!

    Cumprimentos de António Vilela ( piloto ).

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela visita. Um grande abraço ao pessoal do Landalbergaria, são sempre bem vindos a este espaço, que também é vosso.

    Olá António, bem vindo ao Land Rovistas.Com e bem vindo de volta a Portugal, hehehe. Segui a vossa aventura pelo vosso blog com imenso interesse. Absolutamente fantástica, muitos parabéns!!!

    Vamos publicar um artigo sobre a vossa prova brevemente.

    Um abraço,

    Pedro
    Land Rovistas.Com

    ResponderEliminar

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved