Home » , » Preparacao: Discovery Home Made - Simples e eficaz!

Preparacao: Discovery Home Made - Simples e eficaz!

Por Pedro Santos a quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Discovery Home Made Simples e eficaz

Muitos são os acessórios e upgrades que se podem colocar nos nossos Land Rover para se melhorar a performance, dependendo da disponibilidade financeira de cada um. Mas desta vez temos uma preparação quase toda "feita em casa", com uma excelente relação qualidade\investimento.

A entrada no "Mundo Land Rover" de Marco Labocha, natural da Vidigueira, deu-se através de um Range Rover VM, que rapidamente foi substituído por um Range Rover V8. Mas os problemas mecânicos que o Range trazia não justificavam o investimento na reparação, pelo que a solução mais lógica era novamente a troca de viatura. O sonho dos oito cilindros ficou adiado mas o Discovery 300 Tdi revelou-se uma escolha acertada.

Discovery Home Made Simples e eficaz
Temos assim um Discovery de 1995 cujo motor foi ligeiramente alterado para debitar mais alguma potência. Falamos do aumento do débito da bomba injectora e do turbo, a anulação da EGR e um filtro de ar KN. A força extra compensa assim o maior tamanho dos pneus Fedima F/Mud, 235/85, calçados numas resistentes jantes de 16 polegadas provenientes do Range Rover, criando um conjunto de valor acessível com um comportamento bastante aceitável, tanto em estrada como fora dela. Para que não hajam problemas tanto nas inspecções como na estrada, esta medida maior foi homologada, ficando devidamente registada no Documento Único da viatura.

Mas para que estes pneus façam o seu trabalho correctamente a suspensão original foi substituída por um conjunto com mais 2 polegadas, com molas Britpart e amortecedores Procomp. Para ajudar à recuperação das molas traseiras à posição normal estas estão munidas de cones próprios de deslocação.

O Todo-Terreno é uma modalidade que provoca um desgaste acelerado das viaturas. Para proteger os componentes mais susceptíveis de impactos, foram adicionadas várias protecções. Faróis dianteiros e traseiros, transmissão dianteira e traseira e barras de direcção foram os pontos que receberam protecções em aço.

Discovery Home Made Simples e eficaz
A entrada de água num motor a gasóleo é das piores coisas que podem acontecer a uma viatura. Sendo uma substância incomprimível, a água vai ganhar a luta contra todos os outros componentes do motor e o resultado é normalmente o fim do motor. O snorkel é, por isso, um componente de vital importância, que não deve ser descurado. Daí que este Discovery tenha sido equipado com um snorkel de uma das mais conceituadas marcas do mercado, a Safari. É este cuidado com os componentes essenciais que leva este motor a ultrapassar os 400 mil quilómetros sem problemas de maior. Também os diferenciais e caixas foram equipados com respiradores próprios para manter a água da parte de fora.

Para iluminar o terreno foram colocados quatro faróis de longo alcance na frente, aproveitando as barras de tejadilho originais. Na traseira a luz de trabalho assegura a iluminação extra, mesmo por cima da escada de acesso ao tejadilho. Mais abaixo, a saída de escape foi deslocada para a lateral. Mas talvez o acessório mais importante para a modalidade de Todo-Terreno é mesmo o guincho, um modelo com 4 toneladas de capacidade e comando com e sem fios. Pá, cintas e manilhas várias, pranchas de desatascamento e hi-lift são acessórios que também equipam este Land Rover.

Discovery Home Made Simples e eficazDiscovery Home Made Simples e eficaz


Discovery Home Made Simples e eficaz
Por dentro
O interior não foi esquecido e está preparado para assegurar o conforto da família de Marco: A esposa Sílvia e Tiago, o jovem rebento do casal, com quatro anos (quase cinco!). Para além do Ar Condicionado que equipa o Discovery de origem, os bancos do Range Rover DSE proporcionam uma viagem bastante mais confortável que os originais do Discovery.

No tablier encontramos um manómetro de pressão do turbo e um corta-corrente. Por cima, junto à luz interior, encontra-se o rádio CB Midland 78 Plus, ligado à antena exterior Santiago 1200. Por debaixo do banco do condutor está um extintor e na bagageira viaja um kit de primeiros socorros, equipamentos essenciais em qualquer viatura mas que todos desejamos nunca serem necessários.

Não sendo uma preparação capaz de participar num Dakar ou num Rainforest Challenge, este Discovery é um exemplo como, com algum cuidado e ponderação, se consegue um Land Rover bem preparado e sem exageros financeiros, capaz de grandes viagens com conforto e segurança e com excelentes prestações nos passeios de Todo-Terreno em que a família Labocha participa regularmente.

Discovery Home Made Simples e eficazDiscovery Home Made Simples e eficaz

Se este artigo te interessou deixa um comentário e partilha na tua rede social favorita. E também podes participar! Tens um artigo, notícia, produto ou preparação interessante? Contacta-nos.

6 comentários:

  1. muito bom , belo moço...eheheheh

    boa.obrigado Pedro.


    boke

    ResponderEliminar
  2. Boa
    Gostei bastante do "compartimento" nas janelas alpina. Dá muito jeito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Adorei... muito bom mesmo... gostaria de saber como fez no "porta malas" trazeiro... com detalhes... pois tenho uma igual... Desde já Agraeço... achilesmenezes@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Muito bom, sim senhor.......

    ResponderEliminar
  5. Olha o Fragata com o Xaruto dele ao fundo....hahahahahaha

    ResponderEliminar
  6. Muito bem, vou tirar algumas ideias em relação ao que refere do motor, parabéns.
    Abraço

    Valter

    ResponderEliminar

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved