Home » , » Gerry McGovern fala sobre o "seu" DC100

Gerry McGovern fala sobre o "seu" DC100

Por Pedro Santos a terça-feira, 25 de outubro de 2011

Land Rover Defender DC100

Apresentado no Salão de Frankfurt deste ano, o DC100 invoca as ideias que a Land Rover tem para o futuro do Defender. Apesar de algumas fontes indicarem que o actual modelo poderá continuar a ser construído até 2017 ou mesmo 2020, a marca britânica pretende iniciar a produção do DC já em 2015/2016. Mas este modelo está longe de ser consensual. As opiniões dividem-se e as dúvidas acumulam-se.

Gerry McGovern explicou, numa entrevista ao site Kilometer magazine, as intenções e as ideias da Land Rover para o DC100. Ficam aqui as principais indicações do Director de Desenho da Land Rover.

Land Rover Defender DC100 na Revista Trial
Entretanto podes saber tudo sobre este protótipo na edição de Setembro/Outubro da Revista Trial, que podes encontrar nas bancas ou através do site www.trial-revista.com.

"Tem de ser incrivelmente capaz. Tem de fazer tudo o que é esperado de um Defender em termos de capacidade de carga, de reboque e de todo-terreno. Temos tido algumas reacções mais cépticas, creio que devido ao aspecto moderno. Mas com os materiais actuais podemos ter uma estética moderna sendo incrivelmente forte e durável.

A estratégia de mercado
Estamos a tentar aumentar o apelo deste modelo como parte da estratégia global da Land Rover. E digo isto diferenciando-o do Range Rover que nos Estados Unidos é visto como uma marca separada. Claro que não são marcas separadas, são áreas diferentes da mesma casa, sendo que o Range tem a sua própria estratégia de mercado. Por isso refiro-me especificamente aos Land Rovers, onde se insere o Defender que tem de se relacionar com os restantes modelos, o Discovery e o Freelander. Cada um tem o seu público-alvo e utilização específica.

Se analisarmos o mercado de utilitários vemos que há cerca de 2.5 milhões de vendas anuais em todo o mundo, mas se olharmos para as viaturas como os crossover, mais parecidas com carros as vendas ascendem aos 5 milhões. Os Land Rovers movem-se nesses segmentos, sendo uma questão de ajustar as viaturas a essas necessidades de mercado.

Land Rover Defender DC100
DC Sport
Todos os nossos modelos têm de ser bastante capazes, até o Evoque o é, mas este novo Defender tem de ser indestrutível. Tem de aguentar castigos enormes e voltar para mais. Mas também tem de apelar a uma série de pessoas distintas com necessidades e estilos de vida diferentes. Todos querem que seja incrivelmente duradouro, mas também querem a estética e é aí que entra o Sport.

Ainda vivo na Califórnia e já vivi em Monarch Beach e de manhã costumava ver os surfistas com todo o material em toda a espécie de viaturas. Eram verdadeiros surfistas e o DC Sport é exactamente o tipo de viatura com que se irão identificar. O que me impressiona é o alcance deste próximo Defender. Pode ser desmontado, lavado “à mangueirada”, mas também pode ser personalizado de acordo com o gosto e utilização.

As dúvidas dos entusiastas
Sei que há pessoas preocupadas. Falei com um entusiasta que me disse: “Desta vez foram longe demais!” Eu perguntei: “O que queria que fizéssemos?” e ele respondeu: “Não o mudassem.” Mas isso não é uma boa possibilidade de negócio. Eu sou um fã do Defender original mas em breve não cumprirá as leis de segurança pedestre e de acidentes. O equipamento interior já não é competitivo, nem a ergonómica, nem os comandos do condutor ou o conforto, não tem airbags, etc. É construído com processos de fabrico antigos. Talvez sejam estas as razões do seu charme mas não podemos fazer um plano de negócio baseado nisto. Todos nós gostamos de carros, mas também é um negócio.

Land Rover Defender DC100

Este conceito pretende gerar um novo veículo, mas também uma nova geração de clientes, pois o Mundo mudou. Claro que não queremos alienar a nossa base de clientes, mas queremos que cresça.

Se analisarem o DC verão que tem vários elementos do Defender, mas de uma forma moderna. Tem a figura vertical mas com mais forma porque nos permite moldar melhor os painéis, tem um tecto distinto e bastante vidro para uma excelente visão para fora. A única área que é de facto diferente do actual Defender é a frente, parte por causa da aerodinâmica mas também por causa das leis de segurança pedestre que são obrigatórias.

Land Rover Defender DC100
Falando em design
O Sr. Tata envolve-se muito. Ele vem cada oito ou dez semanas e passo um dia inteiro com ele. Ele percebe muito de design, tem formação em arquitectura. Mas ele não chega e diz que quer isto ou aquilo, mas dá-nos as suas opiniões. Ele apoia bastante o design, principalmente do equilíbrio entre o design e a engenharia e essa perspectiva é tão importante para um Defender como para um Range Rover.

Tivemos muito debate acerca desta frente e do ângulo. E se calhar a versão de produção nem terá um ângulo tão acentuado. A questão é se fomos longe demais ou ainda não fomos longe o suficiente? É tudo sobre equilíbrio, se formos muito longe tornamo-nos genéricos, perdemos a imagem da marca e perdemo-nos nas massas, se não formos longe suficiente somos retrógrados, antiquados e aí acabamos.

Este novo Defender tem de ser construído com processos modernos, ao contrário do antigo modelo. Mas tem de ser competitivo a nível de custos de fabrico e ser configurável como pretendemos. Tudo isso afecta o desenho final. Podemos mudar muita coisa, mudar de direcção ou manter exactamente como está. É esse o trabalho que agora estamos a fazer: plataformas, processos de fabrico, custo base, todas essas coisas. Queremos que seja acessível, mas pode ser personalizado até níveis exclusivos. Mas para mim essa nem é a estratégia certa. Não devemos vender níveis de equipamento mas temas de design. É um novo mundo."

Gostávamos de saber a tua opinião. Deixa um comentário e partilha na tua rede social favorita. E também podes participar! Tens um artigo, notícia, produto ou preparação interessante? Contacta-nos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Os vossos comentários

 
Copyright © 2012. Land Rovistas.Com | O blog dos adeptos Land Rover - All Rights Reserved